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MANUAL SISTEMA UNEPXMIL

Seja bem vindo à UNEPXMIL - Rastreamento e Monitoramento Via Satélite!


Sua tranquilidade, este é o nosso negócio!

Como cliente da UNEPXMIL, você irá se beneficiar de nossa vasta experiência em tecnologia de rastreamento, experiência esta que nos concede grande reputação e confiabilidade no mercado. este manual lhe dará instruções sobre a operação do sistema via web através do nosso Portal Web; além disso, este manual contém diversas sugestões que ajudará você a manter a nossa conexão com seu rastreador nas melhores condições possíveis.

Algumas funções de maior complexidade não poderão estar disponível para o perfil de acesso contratado.

Para detalhes de como contratar outros perfis de acesso entre em contato com nossa área comercial, pois algumas funcionalidades dependem diretamente do tipo de equipamento instalado no veículo.

Nós da UNEPXMIL buscamos continuamente aperfeiçoar nossos produtos e serviços, portanto, mesmo que este manual contenha as informações mais atuais na época de sua impressão.


ACESSO:

1. Acesse a página inicial da Unepxmil através do endereço eletrônico:

http://www.unepxmil.com.br

2. Acesse o botão Acesso ao monitoramento:

 

3. Informe seu nome de usuário e senha:




TELA INICIAL DO PORTAL LOGÍSTICA:



Esta tela contém as últimas notícias para o usuário. Os botões de atalho para o acesso, as funções de rastreamento, logística, relatórios, administração e suporte. 

Últimas Posições: Local onde o cliente vai visualizar as últimas posições enviadas pela central. 

MENU RASTREAMENTO: 

O menu rastreamento contém as opções: últimas posições, tela de operação, faixa de RPM, veículos próximos ao endereço, grade de alerta, mapa em tempo real. 



Todas as colunas da tabela são ordenáveis em ordem crescente ou decrescente, bastando para isso clicar em cima do título da coluna. As colunas podem ser trocadas de posição, bastando para isso clicar sobre elas e arrastá-las para a posição desejada. Elas podem ser também agrupadas, arrastando-as para a região onde se encontra escrito “arraste uma coluna para agrupar” no canto superior direito da tabela. 

Em cada coluna existe a opção de filtro, bastando para isso preencher o campo abaixo do título da coluna desejada com um valor ou letra e refinando o filtro clicando no ícone de "funil" ao lado para utilizar as expressões lógicas (começa com, contém, terminar com, igual, diferente, maior que, menor que, maior igual a, menor igual a). 

Últimas Posições: tela que contém a tabela com o panorama atual da última posição de toda a frota;



Intervalo de Atualização: No menu configurações é possível alterar o intervalo de atualização da grade de posições, digitando o tempo em minutos que você quer fazer as atualizações; 



Posição por página: lugar que define quantas linhas de posição irão aparecer na grade por página;



Personalizar Grade: local onde define quais informações irão aparecer na grade de posição; 



AÇÕES:

No menu AÇÕES, encontram-se as opções de: 

Atualizar Grade: utilizado para atualizar os dados da tabela, fora do tempo automático de atualização; 

Histórico de Posições: utilizado para acessar o histórico de posições de um ou mais veículos selecionados na tabela; 

Informações detalhadas: utilizado para ter acesso a mais informações de uma posição específica selecionada na tabela. Informações de entradas e saídas, satélites GPS, níveis de sinal celular entre outros; 

Ler Mensagens: utilizado para ver as mensagens recebidas através do terminal de dados de um veículo; 

Enviar Comandos: utilizado para comandar o veículo como, por exemplo, efetuar o bloqueio do veículo, acionar sirenes e setas; 



Observação: Todas as ações descritas neste item somente serão executadas para os veículos previamente selecionados na tabela. A seleção é feita clicando no check box na primeira coluna da tabela, na linha correspondente ao veículo a ser selecionado. Pode-se selecionar vários veículos ao mesmo tempo ou todos.

ÚLTIMAS POSIÇÕES - Geral

Essa ferramenta possibilita verificar o(s) veículo(s) cadastrado(s) da sua Empresa mostrando se a ignição está ligada  ou se está desligada , a localização, a velocidade as datas de posição (GPS) e de Atualização (transmissão), Evento e Ações. Em ações você pode ver quatro botões:  Histórico "H"), Abrir Informações Detalhadas "I", Abrir Mapa do Google "M" e Buscar nome de Rua "R". 

O botão "H" abre uma nova tela onde você poderá acessar um histórico do veículo, pesquisando por data. Nesse histórico, você tem acesso à velocidade do veículo no momento da transmissão, a Data da Posição (GPS) e a Data da Atualização (envio do evento) e o Evento (resposta do equipamento). Lembrando sempre que você poderá ver o nome da rua em cada evento listado e acessar o mapa pelo satélite (Google ou Map24) e até mesmo ver informações detalhadas de cada evento. 



O botão "I" abre informações detalhadas do veículo selecionado. Informações como: 
Localização, se houve alguma entrada ou saída (alertas), velocidade, entre outras.



O botão "M" abrirá um mapa com a localização do veículo selecionado. Nesse mapa, você poderá visualizar por País, Estado, Cidade, Bairro, Quadra ou Rua, dependendo da precisão que você estiver querendo ou precisando. Nesta ferramenta, você poderá não só conferir a posição do veículo, como também ver a Área Restrita, Área de velocidade, Ponto de referência e Rota (todos eles precisam ser cadastrados para poder haver visualização).



O botão "R" quando for clicado, aparecerá o endereço que é gerado pelo Google Maps ou pelo Map24, lembrando que a margem de erro é de aproximadamente 30 metros. 



Grade de Alertas:

É a tela que contém o grid com os eventos de botão de pânico, violação de área e rota, excesso de velocidade dentre outros.
É uma ferramenta exclusiva para verificação dos alertas e eventos ocorridos com identificação por cores. 



Faixa de RPM: 

Na tela faixa de RPM contém um gráfico detalhado das faixas de RPM por cores, tendo por finalidade fazer o controle da aceleração do veículo pelo motorista, percentual em que o veículo fica ligado inutilmente, assim reduzindo o consumo de combustível, desgastes das peças e, com essa ferramenta, prolongar a vida útil do veículo e consequentemente reduzir custos. 



Mapa em Tempo Real: nova tecnologia desenvolvida que permite que os veículos da grade de dados ou da frota selecionada sejam vistos em um telão de, por exemplo, 70 polegadas (sem restrição de tamanho da tela).

O telão mostra os veículos, pessoas ou cargas rastreadas movendo-se sobre o mapa. Ele mostra também simultaneamente as rotas, áreas restritas (cercas eletrônicas), garagens, áreas de velocidade restrita e pontos de referência criados pelo usuário em uma única tela com suas cores podendo-se identificar a posição relativa entre as geo-referências e os objetos ou pessoas rastreados.

Para se ter uma idéia, pode-se usar 2 monitores no computador do cliente. Um monitor apresentando a grade de posições e o segundo monitor o MAPA EM TEMPO REAL com os veículos movendo-se sobre o mapa.

 

MAPA EM TEMPO REAL



Ferramenta que possibilita a visualização seu(s) veículo(s) em tempo real. Basta selecionar e adicionar qual veículo ou veículos quer monitorar e clicar em visualizar mapa. 





ÁREA RESTRITA:

Ferramenta útil no monitoramento de qual ou quais áreas o veículo tem sua autorização para circular. Caso o veículo entre ou saia (depende da configuração feita pelo usuário) da área restrita, será emitido um alerta no portal.

Com essa ferramenta você tem a possibilidade de demarcar no mapa uma área que irá restringir a área em que o seu veículo(s) irá poder trafegar. Se por algum acaso o veículo sair ou entrar na área demarcada será emitido um alerta de violação.

Ao cadastrar a área você tem a possibilidade de inserir informações tais quais: Rua, Número, Bairro, Cidade, País e Estado, para poder aproximar o mapa próximo a área que irá ser demarcada. Marque os pontos sempre em sentido horário. Recomenda-se o uso do Internet Explorer e não outro navegador, pois existe a possibilidade de não aparecer os pontos para demarcar a área. 



Cadastrar área restrita:

Primeiro passo: Preencha os dados da área e escolha o tipo de alerta que a violação daquela área deve gerar.

Segundo passo: Localizando a região de interesse.
Para se criar uma área é preciso localizar a região de interesse dando zoom, deslocando o mapa através do arraste ou localizando através do preenchimento do endereço de referência.

Terceiro passo: Criando a seqüência de pontos que definem a área.
Basta clicar sobre o mapa uma única vez para que o ponto inicial apareça. Qualquer ponto pode ser arrastado sobre o mapa para melhorar sua posição. Construa a sequências de pontos seguindo sempre o sentido anti-horário. Caso queira retirar qualquer ponto, basta clicar 2 vezes sobre o mesmo. Caso queira reposicionar qualquer ponto, basta arrastá-lo sobre o mapa. Para criar um ponto entre pontos, basto marcar o ponto posterior, clicar uma vez e clicando no local desejado o novo ponto que será incluído na área restrita.

Quarto passo: Armazene a área de interesse desenhada. Esta operação é feita clicando-se na barra.
Nas opções de Área Restrita e Rota teremos a possibilidade de definir em qual período do dia eles serão considerados violados. 



Ainda na tela de área restrita, a opção de uma área de entrada ou saída ser também uma área de garagem ficou muito mais fácil! Basta selecionar a opção garagem junto com a opção entrada ou saída. 
Veja abaixo um exemplo onde estamos criando uma área restrita de entrada e garagem.





Gravar a área restrita situada logo abaixo do mapa.

Depois é só associar aos veículos rastreados.

Após cadastrar a área restrita, acima do mapa você irá dar um nome para a área que você delimitou além de uma descrição e o tipo de alerta você deseja: de entrada na área demarcada ou se ele saiu dessa área ou Garagem que só te emite por relatório. 



LISTAR ÁREA RESTRITA

Aqui é onde você encontra e lista todas as áreas que foram cadastradas por você com seus devidos nomes e descrição, e poderá fazer alterações ou excluir caso haja necessidade. 



Para efetuar a exclusão, basta clicar no ícone da lixeira a esquerda do nome da área. Caso deseje fazer alguma alteração na área cadastrada, basta clicar no ícone do lápis e papel também a esquerda do nome da área que irá abrir uma tela onde você poderá mudar a área arrastando os pontos para ampliar ou diminuir a área. Poderá também alterar o nome, a descrição e até mesmo o tipo de alerta (Entrada ou Saída).



ASSOCIAR VEÍCULOS:

É a ferramenta que possibilita você associar os veículos da sua empresa nas áreas restritas previamente cadastradas no portal. Você pode associar mais de um veículo pra cada área, vários veículos para a mesma área ou até mesmo mais de uma área pra um só veículo.



Para fazer a associação é bem simples: você verá que do lado direito tem as áreas que foram cadastradas no portal e abaixo os veículos da sua empresa. Basta selecionar o(s) veículo(s) que deseja associar ou desassociar a área restrita escolhida (pode ser apenas um veículo ou todos).



PONTO DE REFERÊNCIA:

Ferramenta que possibilita a criação de um ponto de referência dentro de uma rota feita por algum veículo. Por exemplo, você pode cadastrar vários pontos de referência com o nome e endereço dos fornecedores ou de seus consumidores dos seus produtos.

Cadastrar Grupo de Pontos: Nessa tela você irá escolher o nome e o ícone que será usado para o grupo que está prestes a ser criado. Lembrando que esse ícone será sempre visualizado no Mapa em Tempo Real.





CADASTRAR PONTO DE REFERÊNCIA:

Aqui você irá marcar o ponto que será usado como referência.



Lembre-se sempre de preencher todos os campos (os campos latitude e longitude serão preenchidos automaticamente assim que for colocado o endereço e clicado no botão "Localizar") e de clicar em Gravar Ponto de Referência no final da página, após marcar o local do Ponto de Referência.

LISTAR GRUPO DE PONTOS:

Aqui irá aparecer todos os grupos cadastrados por você no seu portal e poderá editá-los (mudar o nome ou ícone). 



LISTAR PONTOS DE REFERÊNCIAS: 

Local onde você verá todos os pontos de referência e poderá editá-los (você pode mudar de local um ponto já cadastrado aproveitando o mesmo nome).

IMPORTAR PONTOS:

Ferramenta que possibilita a importação de pontos de referência armazenados em arquivo de texto, por exemplo. Importante verificar as especificações de configuração para que consiga fazer a importação com sucesso.



ASSOCIAR VEÍCULO(S):

Com essa ferramenta você irá associar o(s) veículo(s) da sua empresa ao grupo de ponto de referência que você quer que ele pertença. Lembrando que sempre que você visualizar o Mapa em tempo Real tanto o veículo quanto o ponto de referência.



CADASTRAR ROTA:

Aqui você pode cadastrar a rota para que um ou mais veículos de sua empresa siga (será necessário associar o(s) veículo(s) a rota). Caso o veículo saia dessa rota, será emitido um alerta no portal.



LISTAR ROTA:

Ferramenta que possibilita a visualização das rotas cadastradas por você. Aqui você poderá também apagar ou editar a rota existente.





MOTORISTA:

No menu MOTORISTA é possível cadastrar, listar e editar dados dos motoristas.

Cadastrar Motorista: Para cadastrar um motorista, basta selecionar a empresa e preencher os dados pessoais. Os demais dados são opcionais. 



Listar Motorista: Este menu possibilita a visualização de todos os motoristas cadastrados por empresa, podendo-se editar clicando no ícone do "lápis" ou apagar clicando no ícone da "lixeira". Para tal, basta selecionar a empresa desejada e posteriormente o motorista.





VIAGEM:

No menu VIAGEM é possível cadastrar e listar viagens. A viagem é definida por um conjunto de pontos em sequência em que o veículo deve passar com horário definido para passar no ponto e com tolerância como, por exemplo, pontos de entrega de mercadorias, endereços para prestação de serviços, etc.

Cadastrar Viagem: Para criar uma Viagem, defina um nome e uma descrição para a viagem e preencha os demais campos, conforme figura abaixo, escolhendo o Grupo de Pontos da Viagem previamente criados no Cardápio Ponto de Referência.

Abaixo do mapa aparecerão os Pontos de Referência do Grupo escolhido para se definir os horários de passagem pelos pontos. No fim, clique em Gravar Viagem. 



Associar Veículo(s): Aqui você irá associar o(s) veículo(s) e a(s) rota(s) que você tenha cadastrado. Para isso basta selecionar a sua Empresa e qual rota você irá usar, depois é só escolher o(s) veículo(s) que você quer que seja associado a essa rota.



MENU RELATÓRIO:

O menu RELATÓRIO dá acesso aos Relatórios Operacionais e aos Relatórios Administrativos.



RELATÓRIOS OPERACIONAIS:

Os Relatórios Operacionais são:

Veículos sem atualizar, que lista os veículos com mais de x minutos sem atualizar no sistema;

Limites de Velocidade: Relatório que mostra em determinado período todas as velocidades maiores que e/ou menores que determinados limites motoristas onde se pode filtrar por ‘Vel. Menor que’ e ‘Vel. Maior que’. Utilizado para controlar as velocidades de condução dos veículos e reeducar os motoristas.

Saída/Entrada de Garagem: Relatório que mostra todos os horários de entrada e saída de garagem em um período escolhido. Ele é usado para verificar o tempo de utilização diária do veículo, início e fim da jornada do motorista, tempo em que o veículo ficou na garagem e não foi utilizado, ou seja, tempo ocioso ou improdutivo.

Relatório Geral: Relatório que mostra todos os associações de entradas, saídas e eventos em determinado período. Por exemplo, pode-se saber no dia de hoje todos os locais que o veículo ligou a ignição e que a porta do baú foi aberta para entrega da carga.

Relatório de Paradas: Relatório que mostra todas as paradas realizadas por um veículo em um período selecionado e o tempo total que ficou parado (tempo improdutivo, monitorando a ignição desligada), e pode ser impresso ou ser exportado para Excel, PDF, Word.

 

Relatório de Deslocamento: Relatório que mostra todos os deslocamentos realizados pelo veículo em um período de tempo selecionado. Ele mostra qual a distância percorrida em cada deslocamento e contabiliza tempo total em movimento, tempo total parado e o consumo de combustível, calculando o seu gasto por trecho. Ele pode ser impresso ou ser exportado para Excel e Adobe.



Relatório de Utilização (BDV - Boletim Diário Veicular): Relatório que mostra a utilização diária de um veículo com todos os deslocamentos e paradas realizadas, tempo total em deslocamento e tempo total parado. Este relatório é muito utilizado em empresas de fretamento e locação de autos.

Relatório de Controle de Viagem: Relatório que compara o planejamento da viagem com o que foi efetivamente realizado apontando atrasos e não conformidades.



RELATÓRIOS ADMINISTRATIVOS:

Os Relatórios Administrativos são:

Relatório Geral: gera relatório das posições que atendam ao filtro de data e hora, entradas e saídas, limites de velocidade, eventos, limites de RPM, hodômetro e velocidade de tacógrafo; 
Resumido de Paradas: gera relatório de um período específico dos locais, datas e horas e tempo em que o veículo ficou parado;
Resumido de Deslocamento: gera relatório de um período específico de datas e horas, tempo de deslocamento, distância percorrida e consumo médio;
Controle de Viagens (Previsto x Real): gera relatório confrontando as informações da grade de viagens (previsto) com as informações do rastreamento (real);